Joomla project supported by william hill poker.

Preservação Digital

Consultoria e soluções para armazenamento seguro de arquivos digitais.  

• Armazenamento em nuvem

• Backups

• Organização e classificação

• Refreshing de mídias

• Migração de dados


Atualmente é produzido um grande volume de informação, registada e/ou transmitida sobre diversos suportes e formatos, em sua maioria em suportes e formatos digitais. Da mesma forma que no meio físico, apenas os documentos que possuem relevância devem ser preservados, não é necessário guardar tudo. Mas é preciso pensar  que da mesma forma que hoje temos acesso a documentos com centenas de anos, os documentos digitais podem se perder com menos de uma década. Esta é a importância da Preservação Digital.

O conceito de Preservação Digital, segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ: "Conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo que for necessário."

Devido a especificidade dos documentos digitais, é essencial a junção de áreas como Tecnologia da Informação e Arquivologia, por exemplo, para a busca das soluções, Preservação Digital requer cuidados técnicos e decisões como:

- Organização, classificação, seleção dos arquivos digitais, associados diretamente a um Plano de Classificação e Tabela de temporalidade;

- Escolha do software, hardware e formatos que os arquivos serão produzidos e armazenados;

- Ter cópias de segurança em localização diferentes;

- Definir estratégias de preservação constantes que inclui monitoramento, atualização, manutenção e especialistas.

Existem várias estratégias que podem ser tomadas para a preservação digital, uma das mais utilizadas é a Migração, o "conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital:

a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte mais novo;

b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado;

c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para uma outra mais moderna. A migração pode ocorrer por conversão, por atualização ou por reformatação." (CONARQ)

Princípios da preservação digital: longevidade, seleção, qualidade, integridade, acesso.

A Cerne Sistemas apresenta soluções estudadas para cada caso, que atenda diferentes instituições, empresas, pessoas e necessidades de cada um.

O nosso objetivo é manter assegurado um bem valioso digital que não pode ser perdido por causa de problemas técnicos, devemos utilizar a tecnologia à nosso favor. 

Copyright 2012. Joomla 2.5 Templates. Cerne Sistemas - Rua Alameda do Cedro, n. 376, Floresta. Juiz de Fora - MG. Email: contato@cernesistemas.com.br